Histórico

Os servidores das Carreiras do Grupo X  ao longo de décadas, diversas mudanças estruturais e administrativas, sem uma reforma efetiva no Plano de Carreiras do Grupo de Atividades de Desenvolvimento Econômico e Social do Poder Executivo instituído pela Lei n.º 15.468 de 13 de janeiro de 2005, que valorize servidores que atuam em diversas áreas intersetoriais.

A precarização dessas carreiras prejudica, inclusive, as adaptações contínuas que as reformas administrativas promovem em cada mudança de governo.

A Sedese é exemplo desta arena que perpassa diversas estruturas organizacionais que envolve no mínimo 08 (oito) funções de políticas diferentes, sem contar a dispersão de vários servidores para outras Secretarias e órgãos vinculados, a fim de buscarem melhores condições de trabalho.

Esta dinâmica instável separa servidores induzindo-os à desunião e fragmentação da força reivindicatória e de resistência. Desta forma, justifica-se a criação da (ASDESMG) para a organização, fortalecimento e união dos servidores do Grupo – X. Além de promover, representar, defender e legitimar a categoria em questão, em prol da organização, qualificação, valorização, com foco no desenvolvimento e aprimoramento da carreira e  das melhorias das condições de trabalho, prevenindo/coibindo o assédio moral.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) vem ao longo dos últimos 37 anos sendo, reordenada sistematicamente em função das mudanças na legislação. Em todas as reformas administrativas promovidas a Secretaria teve a sua estrutura, objetivos, competências, quadro de funções e cargos modificados. A história da Sedese acompanha inclusive a evolução de paradigmas na gestão e controle social das políticas públicas, sob a sua responsabilidade, expressas no marco legal.

Pular para o conteúdo